Livros Fundamentais das Grandes Tradições Espirituais até então Inéditos na Língua Portuguesa
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O Templo da Música

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Seguindo o seu propósito e missão, novamente a Polar Editora tem a honra de trazer ao público brasileiro mais uma obra inédita. Obra esta escrita por um dos gigantes que a humanidade já produziu.

Roberto Fludd, também conhecido pelo seu nome latino Robertus de Fluctibus foi um homem de múltiplos talentos e interesses. Sendo filho de um cavaleiro inglês e mais tarde sendo apadrinhado pelo Rei Jaime I da Inglaterra, teve uma vida pautada pelos estudos das sete artes liberais (lógica, gramática, retórica, aritmética, música, geometria e astronomia) como todo aristocrata do seu tempo, mas também dominou como poucos, conteúdos esotéricos complexos relacionados ao hermetismo, ao paracelsianismo, a alquimia, a astrologia, a metafísica, o rosacrucianismo, o pitagorismo e o neoplatonismo. Em seus estudos formais também obteve a graduação em Artes pela Saint John’s College e posteriormente em Medicina pela Christ Church, ambas escolas vinculadas a respeitada Universidade de Oxford.

Uma de suas marcas mais conhecidas são as suas ricas e belíssimas ilustrações esotéricas que contemplam o ser humano e o universo em uma conexão integral, transdisciplinar e multidimensional.  Expressam com maestria um diálogo perfeito entre o micro e o macrocosmo, tônica de sua produção seja ela literária ou gráfica, sempre estarão presentes a dimensão humana, anímica (da alma) e cósmica.

Nesta obra organizada em 2 partes pela musicóloga, musicista e teóloga Carin Zwilling e pelo linguista e educador Leonel Maciel Filho, busca abarcar a musica humana, a musica mundana (cósmica) e a musica instrumentalis contida na obra de Robert Fludd e os aspectos que permeiam a estrutura musical, filosófica e teológica de seu pensamento.

Tendo a primeira parte voltada para a dimensão terrena da música no tratado O Templo da Música, parte importante de sua obra magna História Metafísica, Física e Técnica do Macrocosmo e Microcosmo. Este tratado constitui um dos pilares do saber teórico musical que percorre desde seu alvorecer na Idade Média até o final do Renascimento. Ao final contém uma seção em que Fludd descreve instrumentos musicais criados por ele e que tocam sem a ação do homem.

A segunda parte é constituída por três tratados relacionados que abrangem a dimensão cósmica, humana e da alma. Sendo eles: Sobre a música mundana (cósmica), Sobre a harmonia do homem interno e externo e Sobre a prática da música composta para a alma. Neles o autor estabelece relações com o divino, o humano e o terreno, cujo motivo central é a harmonia das esferas, o monocórdio (instrumento de uma só corda) divino tangido pelo Criador, que propaga sua harmonia em números, notas musicais e suas proporções separadas por intervalos, indo do macro ao microcosmo, da perfeição à corrupção, e seu retorno à Fonte Primeira indissolúvel.

Nesses tratados Robert Fludd estabelece um diálogo com autores como Pitágoras, Platão, Hermes Trimegisto, Nicolau de Cusa e Santo Agostinho, além de oferecer uma reflexão sobre o Antigo e o Novo Testamento, da criação à salvação da alma humana.

Este livro contempla ainda cinco apêndices. Sendo o primeiro deles a transcrição musical das peças instrumentais contidas no manuscrito Miscellaneous MS 170 atribuídas a Robert Fludd; Princípios Gerais da Solmização – de Guido d’Arezzo à Inglaterra de Robert Fludd e A Questão do Baixo na tratadística inglesa do final do século XVI até meados do século XVII, escritos por Nathália Domingos; Instrumentos Musicais na Inglaterra de Robert Fludd, de autoria de Carin Zwilling e Música em Oxford (Idade Média e Renascimento) texto de Nan Cooke Carpenter.

Que essa obra abra o caminho bibliográfico deste nobre representante inglês da ars et sciencia dos séculos XVI-XVII, considerado também um dos últimos representantes do neoplatonismo, ele ainda possui uma vasta obra pouco investigada e explorada na língua portuguesa e mesmo em sua terra natal.

Texto: Kleiton Fontes – Revisão: Américo Sommerman
Recorte Literário: Marcelo Paganotti

Robert Fludd (1574 – 1637) foi um proeminente médico paracelsiano inglês com múltiplos interesses científicos e esotéricos. Também notabilizou-se pelos seus conhecimentos de campos como o hermetismo, a alquimia, a astrologia, a metafísica, o rosacrucianismo, o pitagorismo e o neoplatonismo.

Nasceu no ano de 1574 na famosa Milgate House, casa de campo de sua família, localizada na Vila de Thurnham, cidade de Maidstone do condado de Kent (75 quilometros de Londres, capital da Inglaterra). Era filho de um cavaleiro inglês, Sir Thomas Fludd, membro do parlamento e tesoureiro da Rainha Elizabeth I.

Em 1591, aos 17 anos de idade, entrou para a Saint John’s College, Universidade de Oxford, graduando-se em Artes. Paralelamente a sua primeira formação universitária, iniciou os estudos em química, alquimia e hermetismo. Também empreendeu uma viagem aos Pirineus, onde estudou teurgia. Também viajou por toda a Espanha, Itália, Alemanha e França.

Em 1596, aos 22 anos de idade, escreve os primeiros esboços da obra De Temple musicae (O Templo da Música).

Ao retornar à Inglaterra no ano de 1604, aos 30 anos de idade, matriculou-se na Christ Church, Universidade de Oxford, onde obteve a graduação em Medicina. Em 1609 foi admitido no hospital e colégio London College of Physicians, tornando-se médico e avaliador da Instituição por 4 mandatos.

Embora fosse um seguidor dos ensinamentos de Paracelso, acreditava que a verdadeira sabedoria se encontrava nos escritos dos grandes sábios do passado. Sua visão inclui a de grandes matemáticos como Pitágoras e seus seguidores, considerando que os números eram portadores de grandes segredos ocultos.

Para Fludd, todas as patologias provêm de um processo encarnatório cosmológico complexo.

Em 1630, Fludd concebeu muitas máquinas de movimento perpétuo. Uma desta máquinas funcionava por meio de uma roda d’água e pelo parafuso de Arquimedes (com uma bomba que retorna a água para o seu próprio tanque de abastecimento).

Sua história de vida é marcada por embates filosóficos com os professores das universidades por onde passou e com outras autoridades de seu tempo. Seu embate provocativo questionava a cosmovisão vigente em sua época, presente em todos os espaços por quais transitava. Foi um defensor dos Rosacruzes, debateu intensamente com o matemático e astronomo Johannes Kepler, foi contra a medicina e filosofia de Galeno e dos filósofos naturais franceses seus contemporâneos.

Defendeu com vigor o pensamento dos rosacruzes, que estes tinham divulgado por meio de diversos manifestos e panfletos. Assim como outros filósofos herméticos como Michael Maier e Thomas Vaughan, Robert Fludd via-se muito alinhado com a visão de mundo propostas pelos Rosacruzes.

Muitos de seus contemporâneos consideraram Robert Fludd “o grande filósofo místico inglês do século XVII”, um homem de erudição, de espírito exaltado e escritos que exalam uma santidade pessoal.

Fludd também entrou para a história devido às suas belíssimas ilustrações hermético-cabalistas, que representam o ser humano e o universo em uma conexão integral, transdisciplinar e multidimensional.  Além de expressar com maestria um diálogo perfeito entre o micro e o macrocosmo, tônica de sua produção seja ela literária ou gráfica.

A sua produção literária é vasta, constituída de livros, tratados e manuscritos, em total de mais de 30 obras catalogadas.

Morreu em setembro de 1637, aos 63 anos de idade, na cidade de Londres. Foi enterrado na Igreja da Santa Cruz, na cidade de Bearsted, condado de Kent.

Peso 0,889 kg
Dimensões 16,5 × 23,5 × 4 cm
AUTOR

Robert Fludd

TRADUÇÃO

Carin Zwilling e Leonel Maciel Filho

EDIÇÃO

1ª edição, 2020

ISBN-10

6599058035

ISBN-13

978659905803-5

PÁGINAS

536

IDIOMA

Português, BR

ENCADERNAÇÃO

Capa Dura

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