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Sobre a Teologia de Platão Volume 4

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Sobre o Livro

Sobre o Autor

O Livro 4 de Sobre a Teologia de Platão  de Proclo (412–485 d.C.), grande filósofo neoplatônico que foi o terceiro reitor (escolarca) da Escola Neoplatônica de Atenas (século IV) e foi chamado de “sucessor” (diádoco) de Platão!

Nesta obra, Proclo consolida o seu estudo sobre a teologia (no sentido que Platão a entende): como sendo um discurso sobre Deus e sobre os deuses, com suas iniciações e mistérios divinos ou mistagógicos. Para isso, neste quarto livro ele faz uso das inspirações divinas de Platão contidas mais nos Diálogos: Fedro, Crátilo e Parmênides.

São 39 capítulos sobre os temas seguintes: As características próprias dos deuses inteligíveis-intelectivos (I), Continuidade da processão dos deuses inteligíveis aos deuses inteligíveis-intelectivos (II), A divisão triádica dos deuses inteligíveis-intelectivos no Fedro (III), O lugar teológico dos deuses inteligíveis-intelectivos no Fedro (IV), O “céu”: segunda tríade dos deuses inteligíveis-intelectivos (V), O “lugar supraceleste”: primeira tríade dos deuses inteligíveis-intelectivos (VI), A “abóboda celeste”: terceira tríade dos deuses inteligíveis-intelectivos (VII), Porque essas denominações se referem ao céu: resposta a uma objeção (VIII), A concordância entre Platão e os Oráculos Caldeus (IX), O “lugar supraceleste”, principio inteligível e feminino (X), A teologia negativa do “lugar supraceleste” (XI), O “sem cor”, o “sem figura”, o “sem contato”: atributos negativos do “lugar supraceleste” (XII), A teologia afirmativa do “lugar supraceleste” (XIII), Ciência, Sabedoria, Justiça: tríade das divindades do “lugar supraceleste” (XIV), A “planície da Verdade”, a “Pradaria”, o “Alimento dos deuses”: outra tríade do “lugar supraceleste” (XV), A divisão triádica do “lugar supraceleste” e o hino final em sua honra (XVI), Apêndice: o “decreto de Adrasteia”: lei universal, guardiã das almas divinas e humanas (XVII), Resumo da doutrina relativa à primeira tríade dos deuses inteligíveis-intelectivos (XVIII), A necessidade de uma tríade intermediária: a segunda tríade dos deuses inteligíveis-intelectivos (XIX), “Revolução celeste”: nome da segunda tríade (XX), A divisão triádica da segunda tríade (XXI), A segunda tríade conforme o Crátilo (XXII), A abóbada celeste designa a terceira tríade: uma refutação a Teodoro de Asine e a Jâmblico (XXIII), O caráter aperfeiçoador da terceira tríade (XXIV), A divisão triádica da terceira tríade (XXV), O “Mistério beatificante” da terceira tríade (XXVI), “Os deuses inteligíveis-intelectivos no Parmênides: analogia entre os Inteligiveis e os inteligíveis-intelectivos (XXVII), A primeira tríade, conforme o Parmênides: o número inteligível-intelectivo e a multiplicidade inteligível (XXVIII), As propriedades do número divino (XXIX), O caráter feminino do número divino (XXX), A divisão triádica do número divino (XXXI), O número e o Vivente-em-si: uma refutação a Plotino (XXXII), A primeira tríade conforme o Parmênides (XXXIII), O número divino, incognoscível , elevador, gerador (XXXIV), A segunda tríade: O Um, o Todo, o Limitante (XXXV), A segunda tríade conforme o Parmênides (XXXVI),  A característica aperfeiçoadora e a divisão triádica da terceira tríade (XXXVII), A união das tríades conforme o Parmênides (XXXVIII) e O Parmênides e os Oráculos Caldeus (XXXIX).

Como é possível ver nos três volumes anteriores de Sobre a Teologia de Platão, e neste não é diferente, o autor transita pelas obras de Platão de forma objetiva e límpida, mas também traz contribuições únicas e peculiares embasadas em suas próprias experiencias de contemplação dos mistérios divinos.

Para os que tiverem interesse em continuar avançando nos estudos sobre a teologia de Platão, após a leitura desta obra aconselhamos a leitura dos livros de outros filósofos neoplatônicos como Tratados das Enéadas de Plotino (204-270 d.C.) e Sobre os Primeiros Princípios – Aporias e Soluções de Damáscio (460 – 537d.C), ambos publicados por esta editora.

Texto: Kleiton Fontes – Revisão: Américo Sommerman

Proclo (412 d.C. – 485 d.C.) foi um filósofo neoplatônico grego do século V. Terceiro escolarca (reitor) da Escola
Neoplatônica de Atenas, onde teve também o mérito de ser considerado um Diadoco (sucessor) de Platão.

Nasceu no ano de 412 em Constantinopla (atual Istambul). Oriundo de uma família próspera, seu pai (Patrício) era
um advogado renomado na época. Recebeu a sua educação básica na cidade de Xanto (localizada na atual Turquia).
Logo depois mudou-se para Alexandria onde teve seus estudos conduzidos por Leonas. Foi lá que Proclo aprendeu
gramática, latim, matemática e dedicou-se aos estudos da jurisprudência. Ganhou destaque por sua habilidade
retórica, seu caráter e sua profundidade de pensamento. Mergulhou nos estudos da filosofia aristotélica, como um
primeiro ciclo de formação filosófica normal, preparatório para o segundo ciclo, o estudo das obras de Platão, que
era seguido pelo terceiro e último ciclo, o estudo dos escritos dos chamados teólogos: os Hinos de Orfeu (VI a.C) e os
Oráculos Caldeus de Juliano o Teurgo (século II d.C.).

Depois disso, dirigiu-se a Atenas, onde procurou o chefe da Academia Platônica, Plutarco de Atenas, que o aceitou
como discípulo. Nessa época Proclo tinha somente 19 anos e Plutarco era um ancião. Dois anos depois, Plutarco
faleceu e foi substituído por Siriano, que se tornou reitor (Escolarca) da Academia e sucessor (diádoco) de Platão.

É sabido que antes de morrer Siriano tinha reconhecido em Proclo “o sucessor que há muito tempo buscava”, de
modo que, com apenas 25 anos, tornou-se o sucessor de Siriano como chefe da Academia Platônica de Atenas.
Escreveu diversas obras de filosofia, passando pela Teologia (metafísica), mitologia, astronomia e matemática. Em
uma delas (esta publicada pela Polar Editora) faz uma análise teológica sobre os Diálogos de Platão com maior foco
nas obras República, Parmênides, Timeu, Fredo, Fédon e Leis, escrito quando tinha apenas 28 anos de idade.

Outros livros teológicos de destaque são pequenos tratados ocasionais, entre os quais: Sobre a providência, Dez
problemas a respeito da providência e Sobre a existência de males. Também escreveu Manuais de filosofia para os
iniciantes, obras introdutórias à filosofia de Aristóteles e de Platão. E obras sistemáticas, sendo elas: Elementos da
Física, Elementos de Filosofia e Sobre a Teologia de Platão. Também escreveu tratados sobre matemática e de
astronomia, tratados sobre teurgia e hinos. Infelizmente, poucas destas obras chegaram até os dias de hoje.

É sabido que as ideias centrais de Proclo – como as do grande Plotino – influenciaram profundamente os pais da
Igreja e a teologia cristã, uma das muitas vias dessa enorme influência foram as obras de Dionísio Pseudo-Areopagita
(discípulo direto de Proclo) referência de muitos teólogos cristãos ao longo dos séculos e citado mais de 1300 vezes
por São Tomás de Aquino.

Aos 77 anos, seu corpo enfraqueceu, depois de uma longa vida saudável, e ele deixou este mundo em abril de 485
d.C., na cidade de Atenas. Seu corpo foi enterrado no mesmo túmulo do seu mestre Siriano.

Devemos sua biografia ao seu discípulo Marino e ao último reitor da Academia Platônica, Damáscio.

Peso 0,270 kg
Dimensões 14,0 × 21 × 1,5 cm
AUTOR

Proclo

TRADUÇÃO

Maria das Mercês Rocha Leite

DIMENSÃO

14 x 21 cm

ISBN-10

85-86775-43-7

ISBN-13

85-86775-43-7

EDIÇÃO

1ª Edição 2023

PÁGINAS

160

IDIOMA

Português, BR

ENCADERNAÇÃO

Brochura

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