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Sobre a Teologia de Platão Volume 1

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Depois do sucesso da obra Tratados das Enéadas do grande Plotino (204-270 d.C.), a Polar Editora traz a honrosa obra Sobre a Teologia de Platão, Volume I, do outro grande filósofo neoplatônico Proclo (412–485 d.C.), reconhecido por ser o terceiro reitor (escolarca) da Escola Neoplatônica de Atenas (século IV) e considerado um dos mais fiéis retransmissores dos ensinamentos platônicos.

Tamanho foi o seu legado que suas obras influenciaram diretamente toda a mística e filosofia cristã, a muçulmana e também a judaica, além de ser uma das maiores referências dos grandes autores do Renascimento italiano.

Nesta obra, Proclo traz um estudo da teologia no sentido que Platão a entende, ou seja: como um discurso sobre Deus e sobre os deuses; onde ele vai chama-la de iniciação aos mistérios divinos ou mistagogia. Para isso, faz uso das inspirações divinas de Platão contidas nos Diálogos: Parmênides, Leis, República, Fedro e Fédon.

É sabido que o Parmênides contém questões referentes à tese das formas inteligíveis, à ontologia e o Um (o Uno); as Leis contêm importantes referências sobre a gnose; a República tem o conceito de alma de e na formação das classes sociais; o Fedro possui informações importantes sobre a metempsicose, o eros, a philia e a filosofia sobre o verdadeiro cultivo da alma; e o Fédon tem como temática central a imortalidade da alma.

São 29 capítulos divididos da seguinte forma: Prefácio (I), Método de ensino e preparação dos ouvintes (II), O que é Teologia? (III), O método de exposição teológica defendido por Platão (IV), Diálogos que tratam da Teologia (V), Objeção prejudicial (VI), Resposta a essa objeção (VII), As duas exegeses do Parmênides (VIII): Primeira exegese: O Parmênides é um exercício de Lógica (IX), Segunda exegese: O Parmênides é o Tratado de Teologia (X), Interpretação da segunda hipótese segundo Siriano (XI), Interpretação geral do Parmênides (XII), Atributos divinos extraídos de As Leis (XIII), A existência dos deuses (XIV), a providência dos deuses (XV), A inflexibilidade da providência divina (XVI), Atributos divinos extraídos de A República (XVII), Os deuses são causas de todo Bem e de nenhum Mal (XVIII), A imutabilidade dos deuses (XIX), A simplicidade dos deuses (XX), A Verdade dos deuses (XXI), A Bondade dos deuses (XXII), Atributos divinos extraídos do Fredo: A Ciência dos deuses (XXIII), A Beleza dos deuses (XXIV), Atributos divinos que respondem aos três precedentes: Fé, Verdade, Amor (XXV), Atributos divinos extraídos do Fédon: Divino, imortal, inteligível (XXVI), Unitário, indissolúvel, semelhante a si mesmo (XXVII), A existência não-engendrada dos deuses (XXVIII) e Os nomes divinos (XXIX).

O autor separa a obra em duas grandes partes: a Primeira Parte (do Capítulo II ao XI): Prolegômenos, que contém noções básicas para uma maior compressão da obra; e a Segunda (do Capítulo XII ao XXIX): Tratado dos atributos divinos, onde ele faz a exegese de cada Diálogo de forma separada.

Após a leitura desta obra e consolidando a tríade dos neoplatônicos, aconselhamos a leitura da obra Sobre os Primeiros Princípios escrito por Damáscio, discípulo e sucessor de Proclo, onde este faz uma reflexão sobre a natureza da Realidade absoluta.

Texto: Kleiton Fontes – Revisão: Américo Sommerman
Recorte Literário: Marcelo Paganotti

Proclo (412 d.C. – 485 d.C.) foi um filósofo neoplatônico grego do século V. Terceiro escolarca (reitor) da Escola
Neoplatônica de Atenas, onde teve também o mérito de ser considerado um Diadoco (sucessor) de Platão.

Nasceu no ano de 412 em Constantinopla (atual Istambul). Oriundo de uma família próspera, seu pai (Patrício) era
um advogado renomado na época. Recebeu a sua educação básica na cidade de Xanto (localizada na atual Turquia).
Logo depois mudou-se para Alexandria onde teve seus estudos conduzidos por Leonas. Foi lá que Proclo aprendeu
gramática, latim, matemática e dedicou-se aos estudos da jurisprudência. Ganhou destaque por sua habilidade
retórica, seu caráter e sua profundidade de pensamento. Mergulhou nos estudos da filosofia aristotélica, como um
primeiro ciclo de formação filosófica normal, preparatório para o segundo ciclo, o estudo das obras de Platão, que
era seguido pelo terceiro e último ciclo, o estudo dos escritos dos chamados teólogos: os Hinos de Orfeu (VI a.C) e os
Oráculos Caldeus de Juliano o Teurgo (século II d.C.).

Depois disso, dirigiu-se a Atenas, onde procurou o chefe da Academia Platônica, Plutarco de Atenas, que o aceitou
como discípulo. Nessa época Proclo tinha somente 19 anos e Plutarco era um ancião. Dois anos depois, Plutarco
faleceu e foi substituído por Siriano, que se tornou reitor (Escolarca) da Academia e sucessor (diádoco) de Platão.

É sabido que antes de morrer Siriano tinha reconhecido em Proclo “o sucessor que há muito tempo buscava”, de
modo que, com apenas 25 anos, tornou-se o sucessor de Siriano como chefe da Academia Platônica de Atenas.
Escreveu diversas obras de filosofia, passando pela Teologia (metafísica), mitologia, astronomia e matemática. Em
uma delas (esta publicada pela Polar Editora) faz uma análise teológica sobre os Diálogos de Platão com maior foco
nas obras República, Parmênides, Timeu, Fredo, Fédon e Leis, escrito quando tinha apenas 28 anos de idade.

Outros livros teológicos de destaque são pequenos tratados ocasionais, entre os quais: Sobre a providência, Dez
problemas a respeito da providência e Sobre a existência de males. Também escreveu Manuais de filosofia para os
iniciantes, obras introdutórias à filosofia de Aristóteles e de Platão. E obras sistemáticas, sendo elas: Elementos da
Física, Elementos de Filosofia e Sobre a Teologia de Platão. Também escreveu tratados sobre matemática e de
astronomia, tratados sobre teurgia e hinos. Infelizmente, poucas destas obras chegaram até os dias de hoje.

É sabido que as ideias centrais de Proclo – como as do grande Plotino – influenciaram profundamente os pais da
Igreja e a teologia cristã, uma das muitas vias dessa enorme influência foram as obras de Dionísio Pseudo-Areopagita
(discípulo direto de Proclo) referência de muitos teólogos cristãos ao longo dos séculos e citado mais de 1300 vezes
por São Tomás de Aquino.

Aos 77 anos, seu corpo enfraqueceu, depois de uma longa vida saudável, e ele deixou este mundo em abril de 485
d.C., na cidade de Atenas. Seu corpo foi enterrado no mesmo túmulo do seu mestre Siriano.

Devemos sua biografia ao seu discípulo Marino e ao último reitor da Academia Platônica, Damáscio.

Peso 0,285 kg
Dimensões 14 × 21 × 1,7 cm
AUTOR

Proclo

TRADUÇÃO

Maria das Mercês Rocha Leite

ISBN-10

6599058000

ISBN-13

978659905800-4

EDIÇÃO

1ª. Edição, 2020

PÁGINAS

192

IDIOMA

Português, BR

ENCADERNAÇÃO

Brochura

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