Livros Fundamentais das Grandes Tradições Espirituais até então Inéditos na Língua Portuguesa
Livros Fundamentais das Grandes Tradições Espirituais até então Inéditos na Língua Portuguesa
Saiba mais sobre nós
Saiba mais sobre nossos autores
Agora mesmo
Minha Conta

O que é uma Tradição Espiritual?

Autor: Américo Sommerman – Revisto e adaptado para o Plog por Kleiton Fontes

Uma tradição espiritual ou uma tradição de sabedoria é um corpo de conhecimentos e práticas que sempre partem de uma revelação e de uma história sagrada: de um mito, trazido à terra e compartilhado com determinada sociedade por um ser humano excepcional, um grande herói, um grande iluminado, um grande profeta, um grande santo.

E todas as tradições espirituais autênticas veiculam um mesmo conhecimento: uma Sofia Perene (constituindo uma Filosofia Perene, uma Teosofia) ou uma Sabedoria que é sempre a mesma, independentemente da época e da sociedade em que ela é manifestada e veiculada. Adquire apenas formas, cores e nomes diferentes para veicular as mesmas verdades, porém com características e matizes mais adequadas àquela sociedade: com a cultura de seu povo, suas características corporais e psíquicas e seus contextos ambientais e geográficos.

Toda tradição espiritual autêntica veicula os mesmos princípios e dá as mesmas respostas fundamentais às grandes perguntas que o ser humano se faz: de onde viemos, o que somos e para onde vamos?

Esses grandes rios de Sabedoria Perene brotam sempre da mesma Fonte, pois sempre são originários da mesma Realidade Divina. E no interior de cada sociedade em que  essa tradição é veiculada ela se apresenta em duas dimensões fundamentais: é transmitida de uma maneira mais superficial à totalidade daquela sociedade à qual ela se destina: formando a sua dimensão exotérica (disponível para todos); e é ensinada de uma maneira muito mais profunda para as pessoas daquela sociedade que têm um desejo muito intenso de realmente compreender e vivenciar as respostas a respeito da origem, natureza e finalidade da vida humana: constituindo sua dimensão esotérica e iniciática.

Martin Lings foi um dos autores cujas obras desvelam de maneira eloquente a Sabedoria ou Filosofia Perene. Acesse as suas obras aqui.

 Evidentemente que com o decorrer dos séculos é normal que algumas dessas tradições de sabedoria percam a sua dimensão mais profunda e interior, tornando-se então uma forma de ensinamentos rígidos, superficiais e excludentes em relação aos povos que não seguem a mesma tradição espiritual, com aquelas mesmas formas e nomes. É o que ocorreu com várias das religiões, que foram se tornando dogmáticas e que passaram a se achar superiores às demais.

Algumas das tradições espirituais mais recentes que passaram por essa grande diminuição do fluxo da Sabedoria Perene no seu interior foram a tradição cristã, a tradição judaica, a tradição muçulmana e a tradição budista. Uma parte expressiva dessas tradições magníficas e veneráveis se enrijeceram, pois amplos setores delas perderam o contato com a Tradição primordial e universal que anteriormente irrigava a totalidade de seu corpo. Com isso, uma parte significativa das comunidades e dos líderes (mas felizmente não a sua totalidade) desses quatro importantes e venerados veículos da Tradição divina primordial passou a viver sob uma religião dogmática e exclusivista, gerando guerras, ódios, separações. Uma das tristes consequências disso foi, como uma reação natural ao dogmatismo, o surgimento do materialismo, o qual acabou por se instaurar de maneira dramática no Ocidente desde o Iluminismo e tendo se tornado uma crença avassaladora desde o século XIX até os nossos dias.

É importante observar que no passado muitas outras tradições espirituais veneráveis também passaram por um processo de deterioração semelhante e acabaram por desaparecer, por terem deixado de cumprir a função e o propósito real pelo qual tinham sido reveladas e instauradas pela graça e a misericórdia divina.

Dentre as grandes revelações advindas de grandes visionários e iluminados da humanidade, ganha destaque as obras de Jacob Boëhme. Veja as suas obras aqui.

Como já descrito no início deste texto, a Fonte primeira da qual todas as tradições espirituais legitimas nascem é a Realidade divina: elas jorram diretamente da Sabedoria de Deus, do Verbo de Deus. E aquilo que é veiculado por elas: a Sabedoria Perene ou a Filosofia Perene, cuja essência é a mesma em todas elas, costuma ser chamada de Tradição Primordial, Tradição Polar ou simplesmente de “Tradição” com o “T” maiúsculo.

Dentre os muito e belos afluentes que ainda fluem a partir dessa mesma fonte na superfície do nosso planeta com suas águas cristalinas podemos citar a cabala judaica, o hermetismo, o sufismo, o neoplatonismo, a mística cristã, as tradições ancestrais (indígenas) das Américas (tupi, guarani, xavante, kren, pataxó, quechua, hopi, pueblo, crow, navajo, siux, inca, inuit, aleute, cree…), as tradições ancestrais africanas (ioruba, echira, bantu, dogon, efic, edo, …), o budismo (mahaiana e tantraiana-vajraiana), o hinduísmo, o taoísmo e o xintoísmo. Portanto, vemos que felizmente mesmo no interior de algumas das tradições espirituais mais recentes e que em grande parte se deterioraram como o cristianismo, o judaísmo, o islamismo e o budismo ainda flui, no interior de algumas partes delas (e às vezes de forma bem oculta) o riacho cristalino da sabedoria divina, unânime, universal e perene que elas nasceram para veicular.

Há também vários afluentes da Tradição Primordial que irrigaram amplas regiões do planeta no passado e que nutriram milhares de almas, mas que já secaram ou que já não fluem na superfície. Alguns deles simplesmente se transferiam para dentro de outros rios que ainda estão fluindo na superfície da terra ou simplesmente passaram a ser chamados por outro nome. Entre esses antigos e grandes afluentes da Tradição Primordial atualmente “desaparecidos” estão a tradição egípcia, a tradição celta, o zoroastrismo e o bom-po do Tibet.

Felizmente, grande parte dessas Tradições Espirituais que antes eram transmitidas de forma oral, de geração em geração, passaram a serem registradas em por escrito em manuscritos e depois em livros, que foram traduzidos para outros idiomas, atravessaram os séculos e chegaram até os dias de hoje, como é possível ver no Catálogo atual da Polar Editora. Dentre essas obras, de grande envergadura espiritual, ganham destaque as obras da Tradição Judaica, da Tradição Hermética, da Tradição Neoplatônica, da Tradição Alquímica, da Tradição cristã, da Tradição islâmica e da Tradição xamânica.

Obras até então inéditas na língua portuguesa e atualmente disponíveis para todos aqueles que querem estabelecer um contato direto com essas Fontes cristalinas e autênticas.

 

Conheça a Loja Virtual da Polar Editora, especializada nas grandes Tradições Espirituais da humanidade

About the author

Graduado em Filosofia, Mestre em Educação e Doutor em Difusão do Conhecimento, é o editor-chefe e o diretor da Polar Editorial. Estudioso das principais Tradições Espirituais ocidentais há 35 anos e do esoterismo nelas contido.
2 Responses
  1. A leitura e o estudo que tenho realizado com as publicações da Polar despertaram minha alma. A transformação do pensar, falar e agir é clara. Deus é bom . Benditos sejam os escritores e tradutores, que inspirados pela Graça Divina, revelam esses mistérios. A Fé une e religiões podem dividir. Este texto torna tudo mais evidente e simples. Obrigado.

Comente

Chamar no WhatsApp
Posso Ajudar?
Olá, Tudo Bem? No que podemos te ajudar?