Livros Fundamentais das Grandes Tradições Espirituais até então Inéditos na Língua Portuguesa
Livros Fundamentais das Grandes Tradições Espirituais até então Inéditos na Língua Portuguesa
Saiba mais sobre nós
Saiba mais sobre nossos autores
Agora mesmo
Minha Conta

Qual roteiro seguir para estudar alquimia?

Autor: Américo Sommerman – Revisto e adaptado para o Plog por Kleiton Fontes

A Alquimia é uma Ciência Sagrada e como toda ciência possui seu objeto, seu método, sua linguagem e sua finalidade. Portanto, há na literatura ligada à alquimia obras que abordam especialmente o objeto e o método, ou a sua linguagem ou especialmente a sua finalidade.

Como uma forma de uma elucidação preliminar das camadas da complexidade desta ciência,  que é também chamada Ciência Régia ou Ciência Real, em três tipos de abordagens acessíveis através de estudos bibliográficos.

Dessa forma, falo mais desta ciência tradicional dividindo o conteúdo em três tipos de leitura disponíveis no mercado (ou na internet), sendo elas:

A) livros que descrevem a parte técnica e os procedimentos da prática da alquimia no laboratório exterior;
B) livros que explicam vários dos símbolos principais e a visão de mundo que estão presentes tanto na alquimia realizada no laboratório exterior quanto na alquimia puramente interior;
C) livros que descrevem as etapas da alquimia na sua perspectiva iniciática e interior.

É importante alertar que essas três dimensões distintas da alquimia normalmente andam juntas. Portanto, para se ter uma ideia clara e precisa do que é essa via de realização espiritual proposta pela tradição alquímica é preciso conhecer esses seus três polos, pois é um estudo integrado onde cada polo traz mais potência e mais clareza para os outros dois, como um processo de elucidação recíproco.

Os três livros recomendáveis para a obtenção de um bom contato com a primeira dimensão da alquimia (a dimensão técnica e prática – laboratorial) são:

A1) Espagíria alquímica de Rubellus Petrinus (Editora Clube dos Autores);
A2) Espagiria – Introdução à preparação alquímica das substâncias vegetais de Manfred M. Junius (Editora Laszlo);
A3) Guia Prático de Alquimia de Frater Albertus (Editora Pensamento).

Dentre os livros que tratam da segunda dimensão (a dimensão teórica e simbólica) para um primeiro contato, uma primeira aproximação deste tema um que se destaca é a obra:

B1) Alquimia: significado e imagem del mundo de Titus Burckhardt. (Não há edição em português, mas em espanhol e em inglês.)

E para um contato com livros que tratam da terceira dimensão da alquimia (a iniciática e interior) destacam-se:

C1) Meditações sobre o Tratado da Pedra Filosofal de Lambspring Volumes I e II de Patrick Paul (Polar Editora);
C2) Sobre a Analogia entre a Obra Filosofal e o processo de Redenção do Homem através de Jesus Cristo de Dionysius Andreas Freher — quinto tratado do livro A Revelação do Grande Mistério Divino de Jacob Boehme (Polar Editora);
C3) A Tradição Hermética de Julius Evola (Edições 70, Lisboa).

Além da leitura de livros de cada uma dessas três dimensões da alquimia, é importante que a pessoa realmente interessada no aprofundamento do conhecimento nessa ciência sagrada tenha contato com pelo menos uma pessoa que recebeu a transmissão autêntica de mestres das práticas espagírico-alquímicas do laboratório exterior das linhagens das fraternidades espagíricas ainda plenamente ativas na França, na Alemanha, na Itália, em Portugal e em muitos outros países.

No Brasil, recomendamos os dois únicos lugares que, até onde sabemos, retransmitem os ensinamentos e as prática a partir de uma filiação legítima recebida das fraternidades alquímicas europeias:

  • Escola de Espargiria, dirigida pelo fitoterapeuta Carlos Gallo em São Gonçalo do Rio das Pedras, no Norte de Minas Gerais, que retransmite o conhecimento que recebeu da linhagem italiana, a partir do espagirista e egiptólogo Stefano Stefani, membro da Associação Espargírica Archivio Kemi, dirigida pelo Dr. Angelo Angelini;
  • Hermes Espargiria, dirigida por Bernardo Starling em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais (Redes Sociais: Instagram e Facebook), que retransmite o conhecimento que recebeu de Carlos Galo e de Stefano Stefani.

Sendo a prática de laboratório uma forma de estudo e de trabalho que exige não só a aquisição de equipamentos laboratoriais, mas também de insumos, além da formação com alguém que recebeu a transmissão desses conhecimentos de fraternidades espargíricas legítimas (como, por exemplo, os destacados no parágrafo acima), e de muito tempo de dedicação.

É importante ressaltar que um bom início para o estudo dessa ciência sagrada pode se dar pela leitura de livros que contém a sua essência e a finalidade, como os destacados no item C deste post. Pois é a potência espiritual contida nesses livros pode ser o gatilho, a faísca necessária para desencadear o seu processo alquímico interior, que depois poderá ser ou não complementada pela prática do laboratório exterior, dependendo do chamado de cada alma, além de servirem como um suporte para a totalidade da via de realização da Grande Obra interior, que, afinal, é a única meta real.

Boa caminhada!

Conheça a Loja Virtual da Polar Editora, especializada nas grandes Tradições Espirituais da humanidade

About the author

Graduado em Filosofia, Mestre em Educação e Doutor em Difusão do Conhecimento, é o editor-chefe e o diretor da Polar Editorial. Estudioso das principais Tradições Espirituais ocidentais há 35 anos e do esoterismo nelas contido.

Comente

Chamar no WhatsApp
Posso Ajudar?
Olá, Tudo Bem? No que podemos te ajudar?